
Palácio Rio Negro
Sobre Nós
Inicialmente batizado como Palácio Schoz foi construído em estilo eclético em 1903 para ser a residência particular do rico comerciante de borracha, Karl Waldemar Schlz. O Estado do Amazonas, na época, era um dos mais prósperos do Brasil e Manaus vivia o apogeu do ciclo da borracha.
Em 1911,devido à forte concorrência da produção de borracha na Ásia, houve um declínio no comércio de borracha na Amazônia. Além disso, com o início da Primeira Guerra Mundial, a linha de navegação entre Manaus e Hamburgo, na Alemanha, foi interrompida, o que prejudicou gravemente os negócios da Scholz.
Scholz, Presidente da Associação Comercial do amazonas desde 1911 e Cônsul da Áustria desde 1913, na tentativa de quitar suas dívidas, hipotecou a residência por 400 milhões de réis ( moeda brasileira à época) a um rico comerciante de borracha do Purus (rio da região amazônica), Luiz da Silva Gomes, que posteriormente arrematou a residência em leilão. a família Scholz deixou a região amazônica e retornou à Alemanha.
Inicialmente, o Palácio Scholz foi alugado ao Governo do Amazonas por 1.000.000 de réis mensais, por intermédio do governador, Sr. Pedro de Alcântara Bacellar, apesar da crise econômica na região amazônica, das deficiências do Secretário Estadual da fazenda e das críticas de seus opositores. O governo adquiriu o Palácio em 1918 por 200.000.00 de réis, e ele recebeu o nome de Palácio Rio Negro. de 1918 a 1995, serviu como sede do Governo do Estado do Amazonas, embora tenha deixado de ser residência do governador em 1959.
* Dias e Horário: Segunda a sexta, das 9h às 17h.
* Valor: Entrada gratuita.
* Endereço: Av. Sete de Setembro, 1546 - Centro, Manaus - AM.