
Museu da Cidade de Manaus
Sobre Nós
Museu da Cidade de Manaus (antiga sede da Prefeitura)
* Características: O projeto do Museu é de 1982, porém, sua efetivação só se deu em 2006, ao se iniciarem as obras preparatótias da histórica edificação já conhecida como Paço da Liberdade, onde outrora fora sede da prefeitura de Manaus, na Praça Dom Pedro II. No entanto, as obras de restaurações foram interrompidas em 2007 em decorrências de importantes achados arqueológicos em escavações no subsolo do prédio, onde foram recuperados mais de 200 peças como urnas funerárias indígenas.
Localizado no Paço da Liberdade, Centro Histórico, que durante décadas foi usado como sede do governo municipal, tornou-se a casa que conta a história do povo manauara. Reunindo beleza arquitetônica, exposições tecnológicas e artigos regionais, o espaço foi inaugurado em 24 de outubro de 2018.
O Paço da Liberdade está localizado na Praça D. Pedro II, s/n, Centro, e data de 1871, quando foi lançada a pedra fundamental. Cinco anois depois, abrigou a sede do governo da Província do Amazonas. Em seguida, a sede do Governo do Estado, após a Proclamação da República no Brasil. Foi, além disso, residência do presidente da Província (1874 - 1889) e de governdadores do Estado (1889 - 1917). Em 1917, tornou-se sede da Prefeitura de Manaus. Com a mudança da sede administrativa municipal, ficou vários anos ocioso, sendo reaberto apenas em 2012, como Centro Cultural.
Hoje, o Paço da Liberdade abriga o Museu da Cidade de Manaus, que tem oito salas de visitação que retratam a vida cotidiana, a identidade e a cultura de gerações passadas, por meio de exposições de longa e curta duração. Utiliza a intertividade para contar a história da cidade de Manaus a partir de textos, sons e imagens, com caráter educativo, lúdico e dinâmico e atraindo a atenção, o olhar e a sensibilidade até dos visitantes mais novos.
A visitação começa pela sala "Afluentes do Tempo", que projeta imagens a partir de um reflexo na água, que fica repreada em uma espécia de bacia em formato de rio. Onde é detalhada a origem da cidade. No espaço "Casas-Cabeças", casas de diferentes habitantes da cidade são apresentadas em fotos em um painel touch screen. Já no "Banhos de Origens" é possível vivenciar o depoimento de pessoa de outras nacionalidades que vieram morar em Manaus.
No Salão Nobre fica a "Sala dos Prefeios", que mostra nomes, fotos e períodos e gestão de todos os prefeitos de Manaus. O ambiente tem mobiliário de estilo manuelino, muito usado nos anos 1910 em Manaus, que compunham o gabinete do prefeito. Belíssimas molduras em relevo circundam os retratos dos prefeitos que estiveram à frente do Poder Executivo. No teto, um trabalho impressionante de relevo do escudo que simboliza a Prefeitura de Manaus e da vitória-régia, símbolo da flora amazônica.
Na sala "Anéis de Crescimento" há uma projeção de informações sobre Manaus em dois pedaços de troncos. O museu traz, ainda, o espaço "Rios Voadores", que mostra a evaporação da água e o ciclo das chuvas na capital em quatro globos.
Outro espaço relevante é a Sala de Arqueologia, ond se pode observar de cima um piso de vidro resistente, com iluminação especial, fragmentos arqueológicos e uma urna funerária encontrada durante as obras realizadas no local. A urna, estimada com datas entre 2 a 7 mil ano, é um exemplar de como os povos nativos pré-colombianos enterravam seus mortos e prova concreta do passado indígena de Manaus.
O local abriga a Coleção Thiago de mello, composta por 30 quadros doado spelo poeta amazonense, entre os quais do espanhol Juan Miró e do chileno Roger Bru. Um painel com 2 metros de altura e cerca de 3 metros de largura traz trechos de obras do poeta, como o famoso "Os Estatutos do Homem", lido na promulgação da Constituição de 1988.
Por último, a sala "Mercado", com a exposição de iguarias, aliementos e objetos regionais que os feirantes vendiam nas feiras de Manaus.
* Dias e Horário: Segunda a Sexta , das 9h às 16h.
* Valor: Entrada gratuita.
* Endereço: Rua Gabriel salgado, S/N - Centro Histórico, Manaus - AM.